A necessidade do detox digital já é realidade.

A conexão com atividades ao ar livre ajuda a afastar as crianças de problemas relacionados ao uso excessivo de celulares e telas. #despluga #boraacampar

O tempo que as crianças passam conectadas a dispositivos eletrônicos vem aumentando exponencialmente e mudando até o comportamento. Irritabilidade, problemas na interação com outras crianças, dificuldade para lidar com a frustração e até mudanças no padrão alimentar são alguns sintomas associados ao uso excessivo de telas pelos pequenos e também adolescentes.

A pesquisa Primeiríssima Infância, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, aponta que a frequência diária do uso de TVs ou dispositivos eletrônicos pelas crianças cresceu mais de 40% e superou em mais de duas horas a média diária diante das telas.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é evitar exposição de crianças de menos de 2 anos às telas e também limitar o uso entre crianças de 2 a 5 anos a no máximo uma hora por dia.

Dessa forma, vem aumentando a recomendação por parte de psicólogos e educadores para a prática do chamado detox digital, para aliviar os problemas mais sintomáticos como a irritabilidade e o desinteresse pela socialização e que podem causar isolamento, problemas de relacionamento, autoestima e até depressão.

Acampamentos são aliados nessa questão, trazendo uma série de benefícios e atividades que oferecem aos jovens, a oportunidade de desligar das telas para explorar, descobrir e aprender sobre si mesmos e o mundo ao seu redor. O contato com a natureza permite que as crianças desenvolvam habilidades fundamentais, como autoconhecimento, habilidades interpessoais, liderança, problem solving e muito mais.

Aprender a desconectar-se dos dispositivos tecnológicos e se concentrar na natureza pode proporcionar momentos tranquilos para relaxar e curar. Quando as crianças passam algum tempo em silêncio, podem começar a perceber mais profundamente os sons do vento soprando nos arbustos ou o farfalhar das folhas nas árvores. Isso pode levar à prática da meditação consciente na infância, que é extremamente benéfica para o bem-estar mental.

Por fim, acampar também oferece às crianças uma chance de conhecer novas pessoas em ambientes naturais seguros. Elas podem aprender uns com os outros, compartilhar histórias e atividades divertidas enquanto desfrutam dos benefícios do ar livre. As crianças também podem desenvolver ótimas habilidades sociais no processo.

Compartilhar:

Mais conteúdos:

Receba nossos e-mails